Próximo: Configurando o daemon, Acima: Instalação [Conteúdo][Índice]
This section describes how to install Guix from a self-contained tarball providing binaries for Guix and for all its dependencies. This is often quicker than installing from source, described later (veja Compilando do git).
Importante: Esta seção se aplica somente a sistemas sem Guix. Segui-la para instalações Guix existentes sobrescreverá arquivos importantes do sistema.
Algumas distribuições GNU/Linux, como Debian, Ubuntu e openSUSE fornecem Guix por meio de seus próprios gerenciadores de pacotes. A versão do Guix pode ser mais antiga que 1592f1a, mas você pode atualizá-la depois executando ‘guix pull’.
Aconselhamos os administradores de sistema que instalam o Guix, tanto a
partir do script de instalação quanto por meio do gerenciador de pacotes
nativo de sua distribuição estrangeira, a também ler e seguir regularmente
os avisos de segurança, conforme mostrado pelo guix pull
.
Para Debian ou derivados como Ubuntu ou Trisquel, chame:
sudo apt install guix
Da mesma forma, no openSUSE:
sudo zypper install guix
Se você estiver executando o Parabola, depois de habilitar o repositório pcr (Parabola Community Repo), você pode instalar o Guix com:
sudo pacman -S guix
O projeto Guix também fornece um script de shell, guix-install.sh, que automatiza o processo de instalação binária sem o uso de um gerenciador de pacotes de distro estrangeiro5. O uso de guix-install.sh requer Bash, GnuPG, GNU tar, wget e Xz.
The script guides you through the following:
Como root, execute:
# cd /tmp # wget https://git.savannah.gnu.org/cgit/guix.git/plain/etc/guix-install.sh # chmod +x guix-install.sh # ./guix-install.sh
O script para instalar o Guix também está empacotado no Parabola (no repositório pcr). Você pode instalá-lo e executá-lo com:
sudo pacman -S guix-installer sudo guix-install.sh
Nota: Por padrão, guix-install.sh configurará o Guix para baixar binários de pacotes pré-construídos, chamados substitutes (veja Substitutos), das fazendas de construção do projeto. Se você escolher não permitir isso, o Guix construirá tudo a partir da fonte, tornando cada instalação e atualização muito cara. Veja Confiança em binários para uma discussão sobre por que você pode querer construir pacotes a partir da fonte.
Para usar substitutos de
bordeaux.guix.gnu.org
,ci.guix.gnu.org
ou um espelho, você deve autorizá-los. Por exemplo,# guix archive --authorize < \ ~root/.config/guix/current/share/guix/bordeaux.guix.gnu.org.pub # guix archive --authorize < \ ~root/.config/guix/current/share/guix/ci.guix.gnu.org.pub
Quando terminar de instalar o Guix, veja Configuração de aplicativo para configurações extras que você pode precisar e Começando para seus primeiros passos!
Nota: O tarball da instalação binária pode ser (re)produzido e verificado simplesmente executando o seguinte comando na árvore de código-fonte do Guix:
make guix-binary.system.tar.xz... que, por sua vez, executa:
guix pack -s system --localstatedir \ --profile-name=current-guix guixVeja Invocando
guix pack
, para mais informações sobre essa ferramenta útil.
Caso você queira desinstalar o Guix, execute o mesmo script com o sinalizador --uninstall:
./guix-install.sh --uninstall
Com --uninstall, o script exclui irreversivelmente todos os arquivos Guix, configuração e serviços.
Próximo: Configurando o daemon, Acima: Instalação [Conteúdo][Índice]