Próximo: , Anterior: , Acima: GNU Guix   [Conteúdo][Índice]


4 Começando

Presumivelmente, você chegou a esta seção porque instalou o Guix sobre outra distribuição (veja Instalação) ou instalou o Guix System autônomo (veja Instalação do sistema). É hora de começar a usar o Guix e esta seção tem como objetivo ajudar você a fazer isso e dar uma ideia de como é.

Guix é sobre instalar software, então provavelmente a primeira coisa que você vai querer fazer é realmente procurar por software. Digamos que você esteja procurando por um editor de texto, você pode executar:

guix search text editor

Este comando mostra a você um número de pacotes correspondentes, cada vez mostrando o nome do pacote, versão, uma descrição e informações adicionais. Depois de descobrir qual você quer usar, digamos Emacs (ah ha!), você pode prosseguir e instalá-lo (execute este comando como um usuário regular, não precisa de privilégios de root!):

guix install emacs

Você instalou seu primeiro pacote, parabéns! O pacote agora está visível no seu perfil padrão, $HOME/.guix-profile—um perfil é um diretório que contém pacotes instalados. No processo, você provavelmente notou que o Guix baixou binários pré-compilados; ou, se você escolheu explicitamente não usar binários pré-compilados, então provavelmente o Guix ainda está compilando software (veja Substitutos, para mais informações).

A menos que você esteja usando o Guix System, o comando guix install deve ter mostrado esta dica:

dica: Considere definir as variáveis de ambiente necessárias executando:

     GUIX_PROFILE="$HOME/.guix-profile"
     . "$GUIX_PROFILE/etc/profile"

Alternativamente, consulte `guix package --search-paths -p "$HOME/.guix-profile"'.

De fato, agora você deve informar ao seu shell onde emacs e outros programas instalados com Guix podem ser encontrados. Colar as duas linhas acima fará exatamente isso: adicionará $HOME/.guix-profile/bin—que é onde o pacote instalado está—à variável de ambiente PATH. Você pode colar essas duas linhas no seu shell para que elas entrem em vigor imediatamente, mas o mais importante é adicioná-las a ~/.bash_profile (ou arquivo equivalente se você não usar Bash) para que as variáveis de ambiente sejam definidas na próxima vez que você gerar um shell. Você só precisa fazer isso uma vez e outras variáveis de ambiente de caminhos de busca serão cuidadas de forma semelhante—por exemplo, se você eventualmente instalar python e bibliotecas Python, GUIX_PYTHONPATH será definido.

Você pode continuar instalando pacotes à vontade. Para listar os pacotes instalados, execute:

guix package --list-installed

Para remover um pacote, você executaria, sem surpresa, guix remove. Um recurso diferenciador é a capacidade de reverter qualquer operação que você fez—instalação, remoção, atualização—simplesmente digitando:

guix package --roll-back

Isso ocorre porque cada operação é, na verdade, uma transação que cria uma nova geração. Essas gerações e a diferença entre elas podem ser exibidas executando:

guix package --list-generations

Agora você conhece os conceitos básicos de gerenciamento de pacotes!

Indo além: Veja Gerenciamento de pacote, para mais informações sobre gerenciamento de pacotes. Você pode gostar do gerenciamento de pacotes declarativo com guix package --manifest, gerenciar perfis separados com --profile, excluir gerações antigas, coletar lixo e outros recursos interessantes que serão úteis à medida que você se familiarizar com o Guix. Se você for um desenvolvedor, veja Desenvolvimento para ferramentas adicionais. E se estiver curioso, veja Recursos, para dar uma olhada nos bastidores.

Você também pode gerenciar a configuração de todo o seu ambiente pessoal — seus "arquivos dot” de usuário, serviços e pacotes — usando o Guix Home. Veja Home Configuration, para saber mais sobre isso!

Depois de instalar um conjunto de pacotes, você vai querer atualizá-los periodicamente para a versão mais recente e melhor. Para fazer isso, você primeiro vai puxar a revisão mais recente do Guix e sua coleção de pacotes:

guix pull

O resultado final é um novo comando guix, em ~/.config/guix/current/bin. A menos que você esteja no Guix System, na primeira vez que você executar guix pull, certifique-se de seguir a dica que o comando imprime e, similar ao que vimos acima, cole estas duas linhas no seu terminal e .bash_profile:

GUIX_PROFILE="$HOME/.config/guix/current"
. "$GUIX_PROFILE/etc/profile"

Você também deve instruir seu shell a apontar para este novo guix:

hash guix

Neste ponto, você está executando um Guix novinho em folha. Você pode então prosseguir e realmente atualizar todos os pacotes que você instalou anteriormente:

guix upgrade

Ao executar este comando, você verá que os binários são baixados (ou talvez alguns pacotes são construídos) e, eventualmente, você acaba com os pacotes atualizados. Se um desses pacotes atualizados não for do seu agrado, lembre-se de que você sempre pode reverter!

Você pode exibir a revisão exata do Guix que está usando atualmente executando:

guix describe

As informações exibidas são tudo o que é necessário para reproduzir exatamente o mesmo Guix, seja em um momento diferente ou em uma máquina diferente.

Indo além: Veja Invocando guix pull, para mais informações. Veja Canais, sobre como especificar canais adicionais para extrair pacotes, como replicar Guix e muito mais. Você também pode achar time-machine útil (veja Invocando guix time-machine).

Se você instalou o Guix System, uma das primeiras coisas que você vai querer fazer é atualizar seu sistema. Depois de executar guix pull para obter o Guix mais recente, você pode atualizar o sistema assim:

sudo guix system reconfigure /etc/config.scm

Após a conclusão, o sistema executa as versões mais recentes de seus pacotes de software. Assim como para pacotes, você sempre pode reverter para uma geração anterior de todo o sistema. Veja Começando, para aprender como gerenciar seu sistema.

Agora você sabe o suficiente para começar!

Recursos: O restante deste manual fornece uma referência para todas as coisas do Guix. Aqui estão alguns recursos adicionais que você pode achar úteis:

Esperamos que você goste do Guix tanto quanto a comunidade gosta de criá-lo!


Próximo: Gerenciamento de pacote, Anterior: Instalação do sistema, Acima: GNU Guix   [Conteúdo][Índice]