Próximo: , Anterior: , Acima: Diretrizes de empacotamento   [Conteúdo][Índice]


22.8.2 Nomeando um pacote

Um pacote na verdade tem dois nomes associados a ele. Primeiro, há o nome da variável Scheme, a que segue define-public. Por esse nome, o pacote pode ser tornado conhecido no código Scheme, por exemplo, como entrada para outro pacote. Segundo, há a string no campo name de uma definição de pacote. Esse nome é usado por comandos de gerenciamento de pacotes, como guix package e guix build.

Ambos são geralmente iguais e correspondem à conversão em minúscula do nome do projeto escolhido a montante, com os sublinhados substituídos por hífenes. Por exemplo, o GNUnet está disponível como gnunet e SDL_net como sdl-net.

Uma exceção digna de nota a esta regra é quando o nome do projeto é apenas um único caractere, ou se já existe um projeto mantido mais antigo com o mesmo nome - independentemente de já ter sido empacotado para Guix. Use o bom senso para tornar esses nomes inequívocos e significativos. Por exemplo, o pacote do Guix para o shell chamado “s” upstream é s-shell e não s. Sinta-se à vontade para pedir inspiração a seus colegas hackers.

Não adicionamos prefixos lib para pacotes de bibliotecas, a menos que eles já façam parte do nome oficial do projeto. Mas veja Módulos Python e Módulos Perl para regras especiais relativas a módulos para as linguagens Python e Perl.

Nomes de pacote de fontes são lidados de forma diferente. Veja Fontes.