Próximo: Utilitários, Anterior: Desenvolvimento, Acima: GNU Guix [Conteúdo][Índice]
O GNU Guix fornece várias interfaces de programação Scheme (APIs) para definir, construir e consultar pacotes. A primeira interface permite que os usuários escrevam definições de pacotes de alto nível. Essas definições se referem a conceitos de empacotamento familiares, como o nome e a versão de um pacote, seu sistema de construção e suas dependências. Essas definições podem então ser transformadas em ações de construção concretas.
As ações de build são executadas pelo daemon Guix, em nome dos usuários. Em uma configuração padrão, o daemon tem acesso de gravação ao armazém—o diretório /gnu/store—enquanto os usuários não têm. A configuração recomendada também faz com que o daemon execute builds em chroots, sob usuários de compilação específicos, para minimizar a interferência com o resto do sistema.
APIs de nível inferior estão disponíveis para interagir com o daemon e o armazém. Para instruir o daemon a executar uma ação de compilação, os usuários na verdade fornecem a ele uma derivação. Uma derivação é uma representação de baixo nível das ações de compilação a serem tomadas e do ambiente no qual elas devem ocorrer — derivações são para definições de pacotes o que assembly é para programas C. O termo “derivação” vem do fato de que os resultados de compilação derivam deles.
Este capítulo descreve todas essas APIs, começando pelas definições de pacotes de alto nível. Veja Estrutura da árvore de origem, para uma visão geral mais geral do código-fonte.
Próximo: Utilitários, Anterior: Desenvolvimento, Acima: GNU Guix [Conteúdo][Índice]