Acima: Gerenciamento avançado de pacotes [Conteúdo][Índice]
Guix fornece um recurso muito útil que pode ser bem estranho para novatos: profiles. Eles são uma maneira de agrupar instalações de pacotes e todos os usuários no mesmo sistema são livres para usar quantos perfis quiserem.
Seja você um desenvolvedor ou não, você pode descobrir que múltiplos perfis trazem grande poder e flexibilidade. Embora eles mudem um pouco o paradigma em comparação aos gerenciadores de pacotes tradicionais, eles são muito convenientes de usar depois que você entende como configurá-los.
Nota: Esta seção é um guia opinativo sobre o uso de múltiplos perfis. Ele é anterior ao
guix shell
e seu cache de perfil rápido (veja Invocando guix shell em Manual de Referência do GNU Guix).Em muitos casos, você pode descobrir que usar
guix shell
para configurar o ambiente que você precisa, quando você precisa, dá menos trabalho do que manter um perfil dedicado. Sua escolha!
Se você estiver familiarizado com o ‘virtualenv’ do Python, você pode pensar em um perfil como um tipo de ‘virtualenv’ universal que pode conter qualquer tipo de software, não apenas software Python. Além disso, os perfis são autossuficientes: eles capturam todas as dependências de tempo de execução, o que garante que todos os programas dentro de um perfil sempre funcionarão em qualquer ponto do tempo.
Perfis múltiplos têm muitos benefícios:
Concretamente, seguem alguns perfis típicos:
Vamos mergulhar na configuração!
Acima: Gerenciamento avançado de pacotes [Conteúdo][Índice]