Próximo: Instalação em um pendrive e em DVD, Anterior: Limitações, Acima: Instalação do sistema [Conteúdo][Índice]
GNU Guix se concentra em respeitar a liberdade computacional do usuário. Ele é construído em torno do kernel Linux-libre, o que significa que apenas o hardware para o qual existem drivers e firmware de software livre é suportado. Hoje em dia, uma ampla gama de hardware disponível no mercado é suportada no GNU/Linux-libre – de teclados a placas gráficas, scanners e controladores Ethernet. Infelizmente, ainda existem áreas onde os fornecedores de hardware negam aos usuários o controle sobre sua própria computação, e tal hardware não é suportado no Guix System.
Uma das principais áreas onde faltam drivers ou firmware gratuitos são os
dispositivos WiFi. Os dispositivos WiFi que funcionam incluem aqueles que
usam chips Atheros (AR9271 e AR7010), que corresponde ao driver ath9k
Linux-libre, e aqueles que usam chips Broadcom/AirForce (BCM43xx com
Wireless-Core Revisão 5), que corresponde a o driver livre Linux
b43-open
. Existe firmware livre para ambos e está disponível
imediatamente no Guix System, como parte do %base-firmware
(veja firmware
).
O instalador avisa você antecipadamente se detectar dispositivos que não funcionam devido à falta de firmware ou drivers gratuitos.
A Free Software Foundation administra Respects Your Freedom (RYF), um programa de certificação para produtos de hardware que respeitem sua liberdade e privacidade e garantam que você tenha controle sobre seu dispositivo. Recomendamos que você verifique a lista de dispositivos certificados RYF.
Outro recurso útil é o site H-Node. Ele contém um catálogo de dispositivos de hardware com informações sobre seu suporte no GNU/Linux.
Próximo: Instalação em um pendrive e em DVD, Anterior: Limitações, Acima: Instalação do sistema [Conteúdo][Índice]