Anterior: , Acima: Contêineres   [Conteúdo][Índice]


4.2 Contêineres do Sistema Guix

O Guix System fornece uma ampla gama de serviços de sistema interconectados que são configurados declarativamente para formar uma fundação GNU System sem estado confiável para quaisquer tarefas que você jogue nele. Mesmo ao usar o Guix em uma distribuição estrangeira, você pode se beneficiar do design do Guix System executando uma instância do sistema como um contêiner. Usando os mesmos recursos do kernel de namespaces não compartilhados mencionados na seção anterior, a instância do Guix System resultante é isolada do sistema host e compartilha apenas os locais do sistema de arquivos que você declara explicitamente.

Um contêiner do Sistema Guix difere do processo shell criado por guix shell --container em várias maneiras importantes. Enquanto em um shell de contêiner o processo containerizado é um processo de shell Bash, um contêiner do Sistema Guix executa o Shepherd como PID 1. Em um contêiner do sistema, todos os serviços do sistema (veja Serviços em Manual de Referência do GNU Guix) são configurados exatamente como seriam em um Sistema Guix em uma máquina virtual ou em bare metal — isso inclui daemons gerenciados pelo GNU Shepherd (veja Serviços do Shepherd em Manual de Referência do GNU Guix), bem como outros tipos de extensões para o sistema operacional (veja Composição de serviço em Manual de Referência do GNU Guix).

O aumento percebido na complexidade da execução de um contêiner do Guix System é facilmente justificado ao lidar com aplicativos mais complexos que têm requisitos mais altos ou mais rígidos em seus contextos de execução: arquivos de configuração, contas de usuários dedicadas, diretórios para caches ou arquivos de log, etc. No Guix System, as demandas desse tipo de software são satisfeitas por meio da implantação de serviços do sistema.


Anterior: Contêineres Guix, Acima: Contêineres   [Conteúdo][Índice]